DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA
A Nova Mente Psicologia está participando da Semana de Segurança e Prevenção na Adolescência da ETEC de SÃO PAULO, com o tema “BORA VIVER! ”
Todos os anos no Brasil e no mundo a depressão acomete adolescentes em grande número, tanto que a segunda maior causa de morte entre os jovens é o suicídio.
Ainda assim, identificar a depressão na adolescência e, principalmente, entender suas causas e motivos, torna-se difícil, uma vez que os sintomas são confundidos ou atribuídos muitas vezes às confusões naturais da idade. Por isso escolhi ministrar sobre o tema com enfoque preventivo, para além das causas e sintomas.
Conhecer sintomas da depressão e as situações ou fatos desencadeantes certamente contribuem para enxergar e agir, antes que uma depressão se instale.
Marcada como uma fase com grandes mudanças sobre percepção de si mesmo e do mundo, aliada a acentuada flutuação de hormônios e ao meio em que está inserido, os adolescentes têm impactada suas emoções, pensamentos e comportamentos. É nessa fase conturbada que mais se precisa olhar com empatia para eles, compreendendo que suas atitudes necessariamente não são adotadas para esgotar os outros.
É fundamental estar atento antes de concluir que tal comportamento: “é coisa de adolescente”, “´é rebelde sem causa”, e pensamentos semelhantes a esses que se tornaram a justificativa para quase tudo que envolve o adolescente. Uma relação com afeto, paciência e cuidado é fundamental para ajudar antes que uma depressão possa surgir.
Assim, conhecer os principais sintomas de um adolescente em depressão ajudam a evitar enganos danosos.
Poder falar sobre os sintomas da depressão e suas múltiplas causas considerando também os cenários contextuais levam o adolescente a ponderar que o que sente e os impulsos que tem, são vividos por milhões de adolescentes no mundo todo e que milhares de adolescentes com o devido auxílio supera o evento depressivo.
Mais do que falar sobre, sintomas e causas relacionadas à adolescência, é fundamental abordar a Prevenção, de tal que forma que os adolescentes durante a palestra são envolvidos em dinâmicas que possibilitam introjetar sobre atitudes preventivas.
Conhecer sobre isso contribui não só para a galera da ETEC de São Paulo, mas para a Saúde Mental com os adolescentes com os quais você se relaciona ou às famílias deles, inclusive por que, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É preciso ficar atento!