Você já ouviu histórias de pessoas que se viam em constantes conflitos com a família e que em função disso passaram a acreditar que tudo sempre daria errado em sua vida? E o tudo nesse caso envolve os amigos, o par amoroso, o trabalho e seus sonhos de pertencimento, de reconhecimento e de aquisição de bens de pequeno até grande valor.
Pessoas que até para comprar um sapato podem sentir um grande desconforto, seja por pensar que nem isso lhe faz sentido, já que por ser como acredita que ser, tem a sensação de não merecimento, de que não será promovida, de que não vai encontrar alguém para namorar e que a felicidade não é para si. Pensa coisas do tipo: para quê gastar com um sapato, se nem vou sair para passear, ou nem saber o que fazer ou falar se for a uma reunião de amigos?
Histórias assim implicam diretamente no sofrimento de perder a paz interior, caminhar por estado de agitação ou desânimo recorrente, começar a viver por extremos: ou dormir demais, ou dormir de menos, o que nos dois casos comprometem o humor, a atenção e a disposição para realizar as atividades do dia-a-dia, que dirá das metas profissionais! Com este contexto de prejuízo emocional, que histórias acredita que poderá viver?
Geralmente a repetição das mesmas histórias de dor, isolamento, frustração e de rompimentos consigo e de distanciamentos dos outros
Iniciei esta conversa partindo de um exemplo de conflitos, entretanto, infelizmente processos semelhantes ocorrem por desconfortos sociais, lutos, pressão no trabalho, violência emocional, stress pós-traumáticos, sintomas de transtornos mentais, tais como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, alimentar, borderline, síndrome de Burnout, entre tantos outros.
O que quero te mostrar é que independente de como começa o sofrimento psíquico, há uma rota comum para resignificar sua vida, o seu bem-estar, sua energia para superar desafios, trazendo de volta seu autocontrole e empoderamento pessoal, social e profissional.
Esta rota é a PSICOTERAPIA.
Trata-se de um tratamento desenvolvido em conversações com manejo de técnicas e planejamento, em uma relação construída entre você e o psicólogo, que é um profissional de saúde mental.
Nessa conversa vai se compreendendo as aflições que te afetam e anseios que possui, a forma como você lida com o mundo que te cerca, suas principais emoções e tudo que esteja prejudicando sua saúde mental e bem-estar.
A partir disso são desenvolvidos processos para compreensão, administração e solução dos problemas apresentados, e consequentemente uma vida bem mais aprazível!
Compartilhe com pessoas que possam precisar dessas informações